JPCosta

Mais um Português na Polónia!

Newegg trial, via arstechnica

leave a comment

 

“We’ve heard a good bit in this courtroom about public key encryption,” said Albright. “Are you familiar with that?

“Yes, I am,” said Diffie, in what surely qualified as the biggest understatement of the trial.

“And how is it that you’re familiar with public key encryption?”

“I invented it.”

http://arstechnica.com/tech-policy/2013/11/newegg-trial-crypto-legend-diffie-takes-the-stand-to-knock-out-patent/

Written by jpcosta

November 25th, 2013 at 1:29 pm

Posted in interesting,link

Perdido nas ruas de Varsóvia

leave a comment

Lost in WarsawOntem andei perdido pelas ruas de Varsóvia… Na imagem à esquerda podem ver o percurso que era suposto ter feito (a verde) e o percurso que acabei por fazer (a vermelho) mais uma parte de autocarro (vermelho tracejado) que decidi apanhar quando já estava pelos cabelos de andar a pé e fartinho de chamar nomes à asneirada de me tentar meter em atalhos.

Tive que puxar os meus melhores dotes de Polaco (que são escassos) e pedir indicações duas vezes. Fazer a pergunta em Polaco até se faz, o problema é entender a resposta… Nada que a linguagem gestual com recurso ao dedo indicador não resolva.

Enfim, uma caminhada que devia ter sido de 20 minutos acabou por levar mais de 1 hora (acho que chegou perto de 1h30…) e levou-me a pensar novamente em comprar um smartphone com GPS e tal. Por falar nisso, o Motorola Droid parece-me interessante, com um bom hardware e características, só é pena é ser um bocado feioso..

Written by jpcosta

March 23rd, 2010 at 9:17 pm

Projekt Warszawa

one comment

In the last days of October I got a job offer in Warsaw that I gladly accepted. Me and Marta were planning the move during all the month of November; I am a bit of a geek and I like to do bulleted lists and spreadsheets for everything so it was very funny to come home one day and see a bulleted list done by my girlfriend with the title Project Warszawa in the top. This list included all sorts of things that we had to do before leaving Kraków, from finding a flat in Warsaw up to unregister our Kraków address.

We visited Warsaw three time to see different flats and finally decided for small one in the east side of the Vistula river. We are close to the tram line and it will get me around 30-45 min. to get to work (20-30 min. to the city centre) which is just perfect.

We considered several options to bring all our stuff from Kraków. Considering that I arrived one year ago with a 70L camping backpack, hand luggage and a laptop I thought that renting a car would be enough, but it turned out that the best option (and much cheaper than renting a car or mini-van) was to ship all our belongings via DHL (I’m really happy with their service by the way).

We arrived yesterday about 15h30 and today we already have done all the unpacking, basic shopping for food and household supplies and the cable guy was here to install TV and Internet. Projekt Warszawa is now completed and I must say it was a huge success.

Written by jpcosta

November 28th, 2009 at 11:02 pm

Posted in news,personal,poland

Fotografias

2 comments

Já lá vai bastante tempo desde o último post! Fazia falta aqui um update mas ainda não vai ser já.

Para já fica só o link para a minha galeria de fotos. Comprei uma máquina nova e estou bastante satisfeito, é uma Samsung PL65

edit: erm devido a alguns problemas com spam e assim tive que tirar a galeria. qdo tiver tempo volto a instalar

Written by jpcosta

September 22nd, 2009 at 3:32 pm

Baba de camelo

leave a comment

Ontem deu-me para uma de culinária e decidi fazer baba de camelo (ou mousse de leite condensado).
Comprei uma lata de liete condensado no Lewiatan perto de minha casa e pus a cozer a por 2 horas num tacho normal. Lembro-me de ver a minha a fazer esta delícia de sobremesa e é bastante simples. Basta cozer a lata, juntar gema de ovo e claras em castelo, só que o normal é cozer a lata em panela de pressão, que eu não tenho.
Ora, saltando os detalhes para a parte que interessa: a lata explodiu e sujou-me a cozinha toda!!!!! Passei 3 horas a limpar tecto, paredes e chão da mistela peganhenta que saltou da lata, que foi parar até a sítios geometricamente impossíveis, como atrás do frigorífico!

Written by jpcosta

May 25th, 2009 at 10:49 am

StackOverflow

leave a comment

Stack Overflow

Stack Overflow

I just found Stack Overflow and its getting nearly an addiction for me. It’s an awesome site where you can post questions/answers in all kinds of programming topics, with a point/rank system that rates both the quality of the questions as well as the quality of the answers.

I found there answers to questions that were bugging me for quite a while, and browsing the top questions is a great resource for knowledge.

Visit the site or the wikipedia entry

Written by jpcosta

May 15th, 2009 at 9:15 am

Encontros imediatos no chat do Gmail

3 comments

l.estradas: boa noite joão
me: boa noite
l.estradas: o que é feito de ti rapaz ?
me: tou na polónia :)
e tu?
l.estradas: vai te furnicar
me: sério
l.estradas: á muito tempo ?
me: desde setembro
l.estradas: ummmm
estás a gostar
Sent at 1:08 AM on Wednesday
me: sim, tá a ser porreiro
e tu o q fazes?
l.estradas: cá ando nos camiões
que horas são ai
me: nos camiões?
l.estradas: pois
aqui perto de casa
tens falado com o Ze
me: e vais de camião pra lá?
l.estradas: para onde ?
me: eheheh
l.estradas: continuas o mesmo …
Sent at 1:13 AM on Wednesday
l.estradas: bem vou dormir , até amanham
me: vai dando notícias
l.estradas: ok rapaz
me: dps diz-me melhor o q andas a fazer que nao entendi nada dessa historia dos camioes :P
l.estradas: ;)
então não sabes que eo trabalho com camiões
tu não és o João que trabalhava na Makro
me: lol, não
l.estradas: :D
boa
me: nunca trabalhei na makro
l.estradas: agora estou confuso
me: eu pensava q eras um colega meu da FEUP
l.estradas: isto estábonito
mas conheces me
me: qual é o teu primeiro nome?
Luis?
l.estradas: Luis Estradas
me: estudaste na feup?
engenharia
l.estradas: não
me: entao acho q nao te conheço
l.estradas: moro no Seixal
me: lol
l.estradas: sou de Beja
me: eu sou do port
pah pronto, nao ha problema
l.estradas: sim
me: um abraço na mesma lol
vai la dormir em paz
l.estradas: não ha problema
me: :D
l.estradas: prazer em conhecerte
:)
vá até outro dia
Sent at 1:21 AM on Wednesday

Written by jpcosta

April 1st, 2009 at 12:47 am

Posted in personal

Tagged with , ,

Portulacos

2 comments

Adicionei mais 2 ou 3 links para blogs de outros portugueses a viver na Polónia que fui recolhendo nos blogs que já conhecia. Ainda faltam bastantes para lista ficar completa.
O que tenho reparado nos ultimos tempos é que há portugueses em Cracóvia suficientes para fazer um jantarzinho! Era só alguém arranjar os contactos e organizar tudo :p

Written by jpcosta

March 4th, 2009 at 9:41 pm

Um cachorro, para dar alegria e mijar a casa toda!

one comment

Há duas semanas eu e a Marta decidimos arranjar um cachorrinho. Já tínhamos falado no assunto ao de leve, a propósito do cão que os pais dela têm, mas eu como nunca tive um cão em casa e por os meus pais serem mais a favor do “cães devem ficar lá fora” eu confesso que não estava muito receptivo ao início… Mas a Marta convenceu-me e acabei por ficar até bastante entusiasmado com a ideia.

Acabamos por decidir ficar com uma fêmea sem raça de 6 semanas, branca e de pelo curto a quem chamamos “Lua” (eu preferia te-la retirado da mãe apenas com 8 semanas, mas não foi possível). Depois das primeiras 2 ou 3 noites finalmente a cahorra começa a acalmar-se e a conhecer o seu sítio. A primeira noite foi um absoluto terror de latidos e choradeira por não a deixamos dormir no mesmo quarto que nós, mas é assim. É preferível aprender do início do que tentar mudar mais tarde.. Na segunda noite já esteve mais calma e ontem ainda latiu por 2 ou 3 vezes, mas já foi possível dormir. Acho que no final desta semana já vai estar habituada ao esquema.

Com a vinda de um cachorro e como geek que sou desatei logo a ler sobre como educar um cão. Li vários guias, concelhos e técnicas de diferentes autores. A que me chamou mais a atenção foi sem dúvida a técnica “Amichien Bonding” de Jan Fennell que estou disposto a tentar com a Lua. Esta técnica baseia-se na observação de alcateias de lobos e da forma como o lobo Alpha estabelece a sua liderança. Jan Fennell defende que os problemas comportamentais encontrados nos cães se devem quase sempre ao facto de estes serem incorrectamente elevados ao papel de líder da pequena alcateia que é a família, o que lhes confere o dever de providenciar comida e proteger contra os estranhos (daí o ladrar excessivo e agressividade) e descreve 4 momentos essenciais onde o comportamento dos donos deve ser explícito em indicar ao cão que o líder do grupo é o dono e não o cão:

  • Reencontro após a separação
  • Refeições
  • Alturas de perigo (perceived danger)
  • Idas ao exterior (passeios)

Também encontrei muito cepticismo, principalmente de pessoas que dizem que as ideias que a autora expressa não são novas e que os seus livros e popularidade são apenas o resultado de uma excelente campanha de marketing, no entanto… desde que funcionem a mim não me interessam as guerrinhas de popularidade no mundo dos criadores de cães :p Estou a aplicar alguns dos pontos com resultados visíveis, especialmente tendo em conta que a Lua tem apenas 7 semanas!

Written by jpcosta

March 4th, 2009 at 11:42 am

Zloty nas ruas da amargura

3 comments

Nem vou dizer mais nada… vou meter aqui só uma imagem que retirei do site European Central Bank

Zloty vs. Euro

http://www.ecb.int/stats/exchange/eurofxref/html/eurofxref-graph-pln.en.html

Written by jpcosta

February 17th, 2009 at 8:08 pm

Posted in news,poland

Tagged with , , , ,